NOTA EDITORIAL

MM:.QQ:.II:.

A data da elaboração deste Boletim nº4, da GLUP (Grande Loja Unida de Portugal), que agora se apresenta, coincide aproximadamente com o reinicio dos trabalhos da nossa A:.O:. , retomando com força e vigor, quer as linhas de orientação estratégica que inicialmente foram adotadas, bem como, a implementação de novos desenvolvimentos estratégicos e estruturais, para o novo ano maçónico, que agora se inicia.

Aproveitamos a circunstância, para saudar efusivamente, todos os nossos II:. que desde a primeira hora assinalaram a sua presença, incentivando-nos a prosseguir e a ajudar, na superação das nossas insuficiências e omissões iniciais. Na formalização deste nosso processo, de divulgação de informação diversa pertinente e de publicitação de alguns tópicos, em ordem a incentivar a reflexão, colectiva, é sempre possível melhorar, tanto mais, quando se trata de um projecto, que afinal, é pertença de todos nós.

Na saudação precedente, vai necessariamente implícito, o infinito agradecimento para todos os OO:.  que não regatearam os necessários apoios, formalizando-os das mais diversas formas, com preciosas sugestões, críticas construtivas, e ainda, a cedência dos vários preciosos trabalhos ou pranchas, bem como, dando-nos conhecimento de acontecimentos relevantes do quotidiano da nossa A:.O:. .

Em conformidade, o presente boletim, idealiza pequenas alterações estruturais, para as quais solicitamos a colaboração de todos os II:., pretendendo-se futuramente incluir:

  1. Breves sínteses em língua inglesa sobre alguns conteúdos, nomeadamente breves notícias de acontecimentos promovidos pela GLUP, ou que neles tenha tido, ou venha a ter, participação. A propósito, recebemos com muita alegria, a disponibilidade de alguns II:. que se ofereceram para laborar nessas traduções, o que muito agradecemos;
  2. Breve síntese das linha programáticas de todas as R:.L:., realçando os objectivos a atingir para o ano maçónico que agora se inicia;
  3. Notícias dos eventos ou implementação de projectos, que individualmente ou em grupo, na qualidade de profanos (incluindo actividades de natureza profissionais), tenham promovido ou participado.
  4. Igualmente se propõe informar sobre outras actividades e projectos, cuja participação dos II:., enquanto maçons, não implique todavia, intervenção da A:.O:. (ou apenas digam indirectamente respeito à nossa G:.L:.).
  5. O Boletim, pretende dentro das suas limitações, contribuir para a construção de um espaço de debate, permitindo a interacção de todos os II:., recolhendo reflexões e comentários sobre temas maçónicos ou eventualmente profanos (da actualidade ou já pertencendo ao passado recente). A sua publicação poderia estar, em todo o caso, eventualmente sujeita a uma comissão de leitura, remetendo-se, os que dada sua inquestionável qualidade e não podendo ser publicados em Boletim, para futura publicação do Anuário. O Anuário N.º 1 (2016/17), terá a sua apresentação prevista para o final do ano civil, ou inicio do próximo, constituindo uma memória sintética global, do ano maçónico pretérito.

Apresentando os nossos calorosos cumprimentos enviamos a todos os nossos QQ:.II:. um grande TAF

Fernando António Monteiro de Almeida Casqueira, G:.P:./Hermes, Vice G:.P:.