Uma das maiores e mais antigas instituições do mundo não-religiosa, apolítica, fraterna e solidária.

A Maçonaria é uma Ordem iniciática e ritualística, universal e fraterna, filosófica e progressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, e que tem por objetivo o desenvolvimento espiritual do homem enquanto individuo, com vista à sua contribuição para a edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária.

A Maçonaria é uma das maiores e mais antigas instituições do mundo não-religiosa, apolítica, fraterna e solidária. Está acima de todos os partidos, coexistindo nela pessoas das mais diversas sensibilidades, crenças e ideologias… A Maçonaria é um espaço de diálogo e de tolerância. A sua influência na Sociedade não se exerce diretamente…, mas apenas através do exemplo, da pedagogia e da influência individual dos seus membros nos locais onde exercem a sua atividade.

A Maçonaria é uma escola e o seu principal foco é melhorar a sociedade através do aperfeiçoamento humano. Através de uma estrutura filosófica de ensino que transforma os seus membros em pessoas melhores, mais dedicados à sua família e ao seu trabalho e sempre preocupados com o desenvolvimento harmonioso da sociedade onde habitam.

A Maçonaria é uma sociedade de homens preocupados com valores morais e espirituais. Os Maçons são ensinados – através do trabalho em Loja – a melhorar o seu autoconhecimento e a desenvolver as suas capacidades de Homens de Ética, praticantes da verdade e da justiça. A Maçonaria infunde nos seus membros uma abordagem ética e moral à vida, baseando os seus valores na integridade, bondade, honestidade e imparcialidade.

A Maçonaria ensina o autoconhecimento através do uso da simbologia e dos rituais, participando o maçon numa progressão de cerimónias. Cada Maçon deve ser um exemplo de conduta e comportamento e reconhecido como um homem respeitado e bom.

Se no passado, os Maçons foram responsáveis pela criação de sociedades livres e democráticas, pela criação da carta dos Direitos Humanos e por muitos bons exemplos de coragem, ambição, honestidade e visão, também esta Grande Loja Unida de Portugal quer continuar a formar novas gerações de Homens praticando estes princípios.

A Maçonaria é uma instituição Iniciática, porque só pode nela ingressar quem se submeta à cerimónia de iniciação. Esta significa o inicio de uma nova vida e simboliza a passagem das trevas à “Luz”; e é ritualista, porque as suas sessões obedecem a determinados ritos, que traduzem simbolicamente, sínteses e sabedoria, remontando aos tempos mais recuados.

A Maçonaria é uma das mais antigas fraternidades iniciáticas que tem como fundamento a crença num Ser Supremo, o qual designa por “Grande Arquiteto do Universo”. Como Ordem iniciática, a Maçonaria procura o aperfeiçoamento do Ser Humano  através do seu método de transmissão do conhecimento e de ensino, no qual usa o ritual e o simbolismo, para que o maçon o possa aplicar a si próprio e na sociedade que o integra.

Como escreveu Fernando Pessoa, “a Nação é a escola presente para a Supernação futura”. Amar a Pátria e a Humanidade é outro dos deveres dos Maçons.

img