A divisa do Rito Português é – “A minha pátria é a língua portuguesa”.

A divisa do Rito Português é –  “A minha pátria é a língua portuguesa”.

O Rito Português integra e reforça a aplicação da estratégia da Grande Loja Unida de Portugal, tanto no que se refere à imagem interna da nossa Obediência como à implantação no exterior, através das Lojas promovidas por maçons portugueses emigrados e luso-descendentes e junto dos países de língua portuguesa, prestando um serviço à Maçonaria portuguesa e a Portugal.”

O Rito Português tem como Missão:

  • Constituir e apoiar a instalação de Lojas, em Portugal e no estrangeiro, do Rito Português, em estrita observância dos Landmarks, das Constituições e dos demais usos e costumes da Maçonaria regular;
  • Aprofundar o conhecimento, formar e fomentar a divulgação da história e da cultura portuguesas e dos países irmãos;
  • Contribuir e apoiar a estratégia de Portugal e das suas parcerias estratégicas de que se realça a Comunidade de Países de Expressão e Língua oficial portuguesas, nas áreas de atuação consideradas maçonicamente regulares, em que podemos e devemos intervir.

Os maçons portugueses, os maçons que falam português, estejam ou não nos países de língua oficial portuguesa, são todos os destinatários do Rito Português.

O Rito Português é tradicional, integrador dos princípios e referências maçónicas e do nosso passado histórico mas é também um Rito inovador, atual, capaz de compreender as perspetivas futuras que se colocam para Portugal e para os países com língua portuguesa.

O Rito Português facilita o desenvolvimento da comunidade de língua portuguesa, disponibilizando vias para a sua evolução, numa visão aberta, que sirva e ajude os maçons que falam português a encontrar razões e emoções comuns, estejam onde estiverem. É um Rito que integra as alavancas da constante atualidade e diversidade.

Quase nada do que houve de portador de futuro, de esperança, de sonho, foi realizado em Portugal sem o contributo dos Homens que partilharam estes valores…

Não obstante a Grande Loja incorporar diversos Ritos que se praticam por todas as Maçonarias espalhadas pelo globo, existe um rito – o Rito Português – que é um fator diferenciador, onde todos os Maçons de língua portuguesa se devem reconhecer, porque exalta as virtudes únicas dos portugueses e faz realçar o orgulho de sermos uma nação com história, que contribuiu no passado como o fará no futuro, para a existência de um mundo melhor.

O Rito Português contém em si todos os fundamentos antropológicos, históricos, míticos e ritualísticos, do complexo imaginário ecuménico Português.

É um Rito Universalista que reúne tudo o que de unitário há no ser humano e é transcendente a qualquer relativismo.

O Rito Português tem abrangente potencial heurístico e hermenêutico, articulando o longo processo cultural – mitológico e arquetípico –  do nosso imaginário profundo, com uma enorme riqueza estética, cénica e teatral.

“Quem te sagrou criou-te português. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu- se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal

Fernando Pessoa

img