A Grande Loja Unida de Portugal, afirma-se e integra-se numa sociedade de mudança e em constante evolução…

Esta página foi criada com o intuito de proporcionar a todos os interessados informação básica, mas essencial, sobre a Maçonaria, nomeadamente no que concerne à Grande Loja Unida de Portugal, os seus princípios, atividades e projetos.

A Maçonaria teve, ao longo da história, um papel essencial no avanço da humanidade, na defesa e luta pela liberdade e pela melhoria das condições de vida.

Porque é importante preservar esse rumo, a Maçonaria continua a fazer sentido enquanto caminho de aperfeiçoamento individual, partilha de vivências e contributo para a melhoria da vida em comunidade. Neste sentido, a Maçonaria é uma escola de valores e de princípios; uma academia de preparação de liderança em que prevaleçam os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade; um espaço de liberdade de pensamento, de debate e inovação e de criação de projetos que contribuam para a melhoria global da sociedade.

A Grande Loja Unida de Portugal tem sempre presente o objetivo de superar as necessidades e dificuldades dos nossos semelhantes, através da solidariedade e da beneficência.

O Objetivo primordial da Grande Loja Unida de Portugal é assumir-se como uma Obediência Maçónica Regular, através da assunção dos Iandmarks, bem como dos princípios e valores da maçonaria em toda a sua virtude. Importa aqui recordar que, na sua génese, estão muitos dos maçons que foram os responsáveis pela implantação da Maçonaria Regular em Portugal.

A Grande Loja Unida de Portugal afirma-se e integra-se numa sociedade em constante evolução. Afirma-se num Novo Mundo com uma nova forma de estar e de se fazer representar. Uma Maçonaria que se liberta das formalidades desnecessárias, que se mostra aberta às novas gerações e faz parte dessa evolução.

A Grande Loja Unida de Portugal é uma Instituição aberta e apoia todos aqueles que desejam ter um papel relevante, interventivo e positivo em Portugal, no uso dos seus direitos e deveres de cidadania.

A Grande Loja Unida de Portugal é um espaço de formação dos princípios e prática da Cidadania, para que Homens livres e de bons costumes venham ao nosso encontro e nos ajudem a intervir de forma séria e empenhada na construção de uma sociedade melhor.

Exige-se de um Maçon, pugnar por uma sociedade mais justa, onde a fraternidade seja uma realidade vivida. O Mundo em que vivemos, necessita de Homens que sintam orgulho do seu país e que, pelo seu exemplo, o possam fazer melhorar.

“Quase nada do que houve de portador de futuro, de esperança, de sonho, foi realizado em Portugal sem o contributo de Homens que partilharam estes valores…”

A Grande Loja Unida de Portugal é a Instituição maçónica responsável pela prática e desenvolvimento do Rito Português.

O Rito Português, em tudo respeitador da tradição e regularidade maçónicas, faz ressaltar a individualidade da língua portuguesa e da sua grandeza, interna e externamente, sendo veículo da sua história e cultura. De referir, a este propósito, que a adoção de ritos integrantes da cultura de cada país é uma prática corrente e aceite pela Maçonaria Regular.

Neste sentido, incentivo-o a abraçar a Grande Loja Unida de Portugal.